Como agradar as pessoas

Há um famoso ditado pelo poeta John Lydgate você pode agradar a algumas pessoas o tempo todo, você pode agradar a todas as pessoas algum tempo, mas você não pode agradar a todas as pessoas o tempo todo." Fica a verdade de que a boa liderança significa ter de dar duro, impopular decisões, bem como o fato de que as pessoas nunca estão satisfeitas. Mas quando ele vem para o ministério Cristão, este ditado é realmente muito errado: a Bíblia, na verdade, chama-nos a favor de nenhuma das pessoas nenhuma de o tempo e, simultaneamente, por favor, a todas as pessoas o tempo todo. 


A ideia de agradar pessoas é tratado de forma negativa, em Gálatas 1:10, onde Paulo pergunta, "Estou agora tentando ganhar a aprovação dos seres humanos, ou o de Deus? Ou estou tentando agradar as pessoas? Se eu ainda estivesse tentando agradar as pessoas, eu não seria servo de Cristo." Agradar as pessoas aqui em direto contraste para agradar a Deus e buscar a sua aprovação, como servo de Cristo. 

Como agradar as pessoas

Paulo também nos lembra que o seu ministério nunca foi agradar as pessoas: mas, assim como fomos aprovados por Deus para ser confiado com o evangelho, assim falamos, não para agradar a homens, mas por Deus, que prova os nossos corações. Para nós nunca veio com palavras de adulação, como sabeis, nem um pretexto para ganância Deus é testemunha. Nem buscamos glória de pessoas, seja de você ou de outros, embora pudéssemos ter feito exigências apóstolos de Cristo. (1 Ts 2:4-6) Mas, em seguida, Paulo também diz em Rom 15:1-3: Nós, que somos fortes, têm a obrigação de suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 

Que cada um de nós agrade ao seu próximo, para seu bem, para lhe edificar. Para Cristo não agradou a si mesmo... (Rom 15:1-3a) Além disso, em 1 Coríntios 10:31-11:1 ele só não explica que agradar a pessoas era, na verdade, o objetivo de seu ministério do evangelho, mas nos convida a fazer o mesmo, uma vez que este é o exemplo que Cristo nos deu: Assim, quer vocês comam ou bebam, ou façam qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 


Dar a ofensa aos Judeus, nem aos Gregos, nem para a igreja de Deus, assim como eu tentar agradar a todos em tudo o que faço, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo. Em todas essas passagens, Paulo usa a mesma palavra para 'agradar', mas em uma instância, nos é dito para agradar as pessoas e, no outro, é-nos dito não para agradar as pessoas. 

A bíblia

Como isso funciona? Bem, parece que a partir destas passagens que há pessoas agradáveis que glorifica a Deus (1 Coríntios 10:31) e pessoas agradáveis que busca glorificar a nós mesmos (1 Ts 2:6). Há pessoas agradáveis que abnegadamente procura fazer o bem para os outros em sua salvação (1 Coríntios 10:33) e pessoas agradáveis que é realmente a escravatura para o mundo de pecado (Gl 1:10). 


Uma forma de pessoas agradáveis, na verdade, é agradar a Deus e trazendo prazer e alegria para ele. A outra forma de pessoas agradáveis, na verdade, é agradar a nós mesmos e servindo a nossa própria necessidade de aprovação e afirmação. Mas como podemos saber a diferença?  

Comentários